Descubra 10 cidades paulistas para conhecer antes de morrer

Se você mora em São Paulo e sempre busca lugares no interior para visitar, saiba que a gente listou algumas cidades paulistas para conhecer. E o ideal, obviamente, é que você faça isso nos próximos meses ou anos. Cada cidade tem seu diferencial.

E a gente fez a lista pensando em tudo o que o estado tem de melhor. Tem praias, tem cachoeiras, lugares tranquilos, parques ecológicos e assim por diante. Confira a lista!

1 – GUARUJÁ

Guarujá é a primeira cidade da nossa lista e você já deve imaginar o motivo, certo? É um destino certo para quem busca praia! A cidade é uma das mais conhecidas do país todo quando o assunto passa por areia, sol e mar!

Assim sendo, considere que o Guarujá está a apenas 100 quilômetros de São Paulo. E, por isso mesmo, sempre é vista como ideia de passeios pelos paulistanos. Está entre as praias mais visitadas e é considerada uma das mais bonitas de todo o estado também.

Para quem vai viajar para o Guarujá nos meses de junho e julho, considere que têm o Festival de Inverno da cidade. Nessa época, portanto, dá para curtir os shows de MPB e de Jazz.

2 – ILHABELA

É outra praia famosa de São Paulo. E tem a Ilha de São Sebastião. É considerada a maior ilha de todo arquipélago. E também está na lista de lugares mais bonitos da zona litorânea de São Paulo.

Um detalhe a saber é que para chegar até lá é preciso pegar uma balsa. E de noite faz frio, quase sempre. Além do mais, saiba que a média de chuva é de 100 mililitros por mês, o que significa que pode chover a qualquer momento. Mas, a tempestade é raridade no verão.

E para quem vai visitar essa, que está entre as cidades paulistas para conhecer, saiba que no verão também tem shows de Jazz, na Praça da Bandeira.

3 – UBATUBA

A nossa terceira opção também é uma praia, ok? É Ubatuba, um lugar bem pertinho da capital paulista e que é um refúgio para muitos paulistanos, que querem fugir do caos e do estresse da cidade.

Em Ubatuba dá para encontrar trilhas, cachoeiras e alguns projetos sustentáveis, como o Tamar e o Aquário Marinho. Já no inverno, temos garoa. Por isso, se for para lá nessa época do ano, leve com você um kit de jogos, como de xadrez, damas ou tabuleiros gerais.

4 – ÁGUAS DE LINDOIA

Você já ouviu falar do Circuito das Águas, né. E Águas de Lindoia faz parte desse circuito, viu. É uma cidade das mais famosas e fica perto de Minas Gerais. Mais exatamente entre Serra Negra e Socorro. Mas, não confunda, também é uma das cidades paulistas para conhecer porque fica em São Paulo.

Bom, o grande diferencial dessa cidade é o Balneário Municipal. Lá tem Spas, tem hidromassagem, tem banhos de argila, tem saunas e piscinas de tudo quanto é tipo. Aliás, no Inverno tem o Festival de Músicas e Shows também.

5 – SÃO PEDRO

Outro destino da lista do circuito é São Pedro. O lugar é uma espécie de estância hidromineral. Portanto, o forte também é a água doce e termal. Agora, saiba que é uma cidade referência por ser uma das mais seguras de todo o país.

Além disso, o turismo de lá é focado na sustentabilidade, sendo que a cidade não tem casos de dengue registrados, por exemplo. E, além do mais, tem atrativos como trilhas, cachoeiras e outras atividades do ecoturismo.

6 – SOCORRO

A última cidade paulista do Circuito das Águas que vamos citar aqui é Socorro! Ela fica a pouco mais de 130 quilômetros da capital e o espiríto de lá é algo visto com bons olhos. “Socorro, onde ainda se vive”, como diz as placas da entrada da cidade.

Um dos diferenciais é o evento cultura de inverno.

7 – CAMPOS DO JORDÃO

Campos do Jordão não poderia faltar em uma lista de cidades paulistas para conhecer. O lugar é como um destino ideal para as férias de julho. E isso porque é considerar a cidade mais incrível e mais visitada de toda a Serra da Mantiqueira.

Lá também tem o festival de inverno, que é muito visitado por casais apaixonados e recém-casados. Outra vantagem é a infraestrutura do turismo, que é algo exemplar, com hotéis acessíveis e passeios incríveis.

7 atrações infantis para as férias de julho em São Paulo

8 – SANTO ANTÔNIO DO PINHAL

É uma cidade que se tornou referência porque é uma alternativa mais barata do que Campos do Jordão. Inclusive, têm que fique hospedado em Santo Antônio do Pinhal e depois vai para Campos passear. A cidade fica entre Campos e Monte Verde, que é em Minas Gerais.

O principal requisito para ir para a cidade é gostar da tranquilidade de uma cidade do interior. Mas, além disso, é preciso ter um toque de romantismo também. Se você gosta de trilhas, saiba que também encontra isso por lá.

9 – BROTAS

Brotas está entre as cidades pertos de São Paulo que fica mais longe. Parece piada, mas é isso mesmo. Não é o destino mais próximo, só que ainda assim é muito buscado e visitado pelos paulistanos e brasileiros.

Isso porque a cidade tem o ecoturismo como diferencial para os turistas. E, por muito tempo, a cidade é considerada como Capital do Turismo de Aventura. Então, você já sabe o que pode ser encontrado por lá: cachoeiras, trilhas, corredeiras, quedas, etc.

10 – SÃO CARLOS

A nossa última, das cidades paulistas para conhecer, é São Carlos. E a gente escolheu esse lugar para a lista porque também é perto de São Paulo e tem uma coisa legal. O Parque Ecológico, que é um santuário com mais de 100 espécies de animais, a maioria em extinção, como o Mico Leão Dourado.

Além disso, tem a Estância Ecológica Vale do Quilombo, que vale o passeio.