Quem nunca desejou mudar de vida, abrir mão de tudo e ir morar numa cidadezinha? Na verdade, agora você pode ter esse roteiro de viagem e de vida… Em um lugar incrível, que fica na Itália.
É em torno dessa decisão que se passa o enredo de “Sob o Sol da Toscana”, longa de grande sucesso baseado no livro autobiográfico da americana Frances Mayes.
A história do filme
A protagonista francesa, interpretado por Diane Lane, em um ato de impulso após o divórcio, decide comprar uma antiga propriedade caindo aos pedaços conhecida como Villa Bramasole, nos arredores de Cortona, durante sua viagem para a Itália.
Ela resolve então reformar a casa de campo sozinha enquanto se habitua ao novo estilo de vida italiano.
Na vida real, a Villa Bramasole se chama Villa Laura e possui um casarão típico, com pintura em cerâmica e uma paisagem memorável.
Foi cenário de boa parte da gravação do filme e que agora poderão ser exploradas por turistas e fãs.
A propriedade
Construída no século XVII, a propriedade fica localizado nas redondezas de Cortona, a 120 quilômetros de Florença.
O local foi reformado ao longo dos séculos e atualmente abriga três edifícios, o Villa Laura, a Casa de Campo e o Limonaia. Essa última é uma espécie de estufa construída especificamente para o cultivo de plantas cítricas.
Após a gravação do filme a vilarejo passou por outra restauração, que possibilitou sua locação para turistas, através da Luxury Retreats, empresa que pertence ao grupo Airbnb.
As belezas de Cortona
A cidade também é palco de várias cenas do filme.
O que vale muito pena passear pelas charmosas ruas com suas casinhas de pedra e flores penduradas no peitoril das janelas.
Mesmo não sendo tão movimentada quanto as cidades próximas como Lucca e San Gimignano, a Cortona possui uma atmosfera romântica e única, que deixa o lugar ainda mais belo.
É impossível não admirar suas antigas edificações, igrejas e muralhas, sendo que uma chegou a ter mais de três quilômetros de comprimento no passado.
No centro histórico encontra-se a importantes construções como a Duomo di Cortona, uma catedral que foi construída sobre as ruínas de um templo pagão e é documentada desde o século XI.
Próximo a essa igreja, está a Piazza della Republica, outro cenário que também é marcante no longa.
Como alugar a casa
Quem quiser alugar o casarão e aproveitar as belezas de Villa Laura, deverá acessar o site oficial para reservar a hospedagem.
A propriedade possui um estilo rústico, porém com muita sofisticação.
Seus 10 quartos acomodam confortavelmente até 20 pessoas, além de dispor de 10 banheiros e um lavabo, lareira, cozinha moderna com ilha central, forno de pizza, adega, home theater e sala de jogos.
A hospedagem oferece também a oportunidade de passear pelos belos jardins cercados de bonitos olivais e fazer piquenique no gramado, além de poder degustar vinho na adega, curtir a piscina e tomar um banho relaxante na banheira de hidromassagem.
A estadia mínima é de 7 dias e seus valores por noite sai entre 2.233 a 4.051 dólares, dependendo dá época do ano.