Saiba a história dos castelos abandonados na Turquia

Você já ouviu falar dos castelos abandonados na Turquia? Essa não é uma história de conto de fadas. Aliás, parece, mas não é. Os castelos realmente existem. Inclusive, são muitos. Alguns até chegaram a ser vendidos. No entanto, o projeto não vingou.

Por isso, eles estão abandonados. Mais do que isso, hoje em dia o lugar é chamado de “complexo habitacional fantasma”. Ao ver algumas imagens abaixo, você vai entender exatamente do que estamos falando. Por isso, não deixe de ler até o fim.

Desse modo, abaixo, você vai ver os principais pontos que explicam essa história dos castelos abandonados na Turquia. A gente vai falar sobre como surgiu a oportunidade, quem é a construtora, a localização, a estrutura, etc.

No último tópico, a gente ainda traz uma curiosidade, sobre outro castelo que existe na Turquia, só que dessa vez, o projeto deu certo. Afinal, estamos falando de algo que foi criado pela natureza: o castelo de algodão.

A oportunidade

Foi a construtora Sarot Group que viu a oportunidade primeiro. Assim, ela criou uma espécie de condomínio residencial de castelos. A princípio, a ideia é que os castelos fossem em estilos semelhantes, ainda que o interior deles variasse.

Assim, o complexo recebeu até um nome: complexo habitacional Burj Al Babas. Atualmente, você encontra imagens desses “castelinhos” que foram feitos no estilo francês. Aliás, alguns foram feitos, como vamos explicar a seguir.

A localização

Essa espécie de resort de castelos seria de alto padrão para os riscos da Turquia e de outros países do Oriente Médio. Por isso, o lugar foi projetado para ser feito em uma região de colinas, a 250 quilômetros de Istambul.

Além disso, a ideia era a de criar um chateux: que são complexos residenciais de campo, que eram comuns para antiga nobreza francesa. Tudo ficaria em 200 milhões de dólares, como esteve no projeto.

A estrutura

Desse modo, antes de falarmos dos castelos abandonados na Turquia, é preciso entender que ao todo o projeto previa a construção de 732 palacetes iguais. Assim, eles começaram a ser construídos.

A ideia é que ficassem entre a capital Ankara com a maior cidade do país, Istambul. O problema é que isso tudo não passou de um sonho. O motivo disso começou em 2014, quando o colapso na economia turca afastou os possíveis compradores.

As dívidas

A partir disso, a Sarot Group passou a acumular dívidas e mais dívidas, que foram acumuladas em 30 milhões até a falência. Logo, a vila de castelos ficou abandonada por tempo indeterminado.

No entanto, o que mais impressiona é que cada unidade (cada castelo) ficou em um estágio diferente de conclusão. Ainda assim, 587 estariam aptas para receber hospedes, moradores, visitantes, conforme os anúncios da época.

Sendo assim, 350 delas haviam sido vendidas para compradores do Catar, de Bahrein, de Kuwait, dos Emirados Árabes e da Arábia Saudita.

O valor

Hoje, pouco se fala sobre a compra de tais castelos abandonados na Turquia. Mas, ainda assim, comenta-se sobre os preços deles: que variam de 370 mil dólares até 530 mil dólares. Lembrando que a variação se dá pelo interior da unidade, que muda.

O progresso

De fato, o problema maior nem está na construção dos castelos, mas sim no complexo comercial que precisaria ser entregue junto com as unidades. Assim, o contrato cita uma espécie de “novo bairro”, que deveria ter lojas, cinemas, creches, escritórios.

Além disso, o projeto previa um banho turco, academia, campo de futebol, quadra de basquete, quadra de tênis, etc. Apesar disso, o Grupo ainda espera vender as unidades que restam para concluir as obras.

A atualização

Tudo o que foi dito acima se manteve até o ano de 2018, que foi a última vez que se falou das obras. Novamente, houve interrupção da construção. Obviamente, o motivo esteve ligado à falência da construtora.

As fotos

Nesse último tópico para falar dos castelos que estão parados no tempo, a gente vai trazer fotos. A ideia é mostrar como está o andamento atual do projeto. De fato, é uma obra prima, porém, inacabada. Confira cada uma das imagens, que foram baixadas do Google.

castelos abandonados na Turquia

castelos abandonados na Turquia

castelos abandonados na Turquia

castelos abandonados na Turquia

Curiosidade – conheça também o castelo de algodão na Turquia

E já que falamos acima sobre castelos abandonados na Turquia, que até saíram do papel, mas não foram além disso, que tal a gente mencionar algo que existe na prática? O castelo de algodão é uma ideia. Aliás, você pode conhecer também por Pamukkale.

O lugar fica a 600 quilômetros da capital e é um dos lugares turísticos mais procurados no país. Mas, pela distância, muita gente tem dúvidas sobre visitar ou não visitar o castelo de algodão. Sendo assim, vamos falar um pouco mais desse lugar, de forma sucinta.

Pamuk é Algodão. Kale é Castelo. Daí vem o nome, ok? Além disso, a gente tem um fenômeno da natureza que é algo “surreal”. Isso porque só acontece lá, em meio a montanhas de 200 metros de altura.

Veja que interessante: Já pensou em se hospedar em cavernas? Conheça 6 alternativas ao redor do mundo

Outra curiosidade é que a visitação só pode ser feita sem sapatos para preservar o lugar. Além disso, o lugar foi considerado como Patrimônio Mundial pela Unesco, em 1988. Para o visitante, estar lá significa nadar nas piscinas.

Ainda antes de terminar o tópico, considere que esse castelo fica no mesmo complexo da Hierápolis, que é da época do Império Romano. Assim, o conjunto forma a Cidade Sagrada, que possui águas medicinais e, conforme a história, com poder de rejuvenescimento.