Smartphone roubado em uma viagem? Aprenda como bloquear o celular pelo IMEI

Por mais seguro que um país ou uma cidade sejam, você tem que considerar que existe a possibilidade de ser roubado. E um dos objetos mais visados é o smartphone. Só que tem um jeito: você vai aprender exatamente o que tem que fazer para bloquear o celular pelo IMEI.

E por que você deveria aprender a fazer isso? Por vários motivos. Mas, um dos mais importantes dele é o fato de que você pode evitar as operações ilícitas, como a venda de celulares roubados. Além do que esse tipo de bloqueio não é complicado.

Agora, se você acha que isso nunca vai acontecer com você, considere que são mais de 1 milhão de smartphones roubados no país todos os anos. Isso conforme os dados que vem do Ministério da Justiça. Sem contar os roubos que não são registrados na Polícia, né.

Logo, o próprio governo já anunciou que uma das lutas mais concretas para diminuir isso é fazer o bloqueio do IMEI do seu celular. Esse tipo de serviço é feito junto com o seu chip GSM e permite que o ladrão não consiga usar, vender e nem trocar o seu celular porque ele ficará sem utilidade. Saiba mais sobre isso!

O que é o GSM

Antes de tudo, vamos entender o que é o GSM, que a gente citou acima. É uma tecnologia que foi pensada há bastante tempo e hoje é usada por praticamente todas as operadoras de telefonia celular do país.

Ela permitiu que as pessoas tivessem mais opção na hora de escolher uma provedora para os seus aparelhos. Assim sendo, dá para trocar de celular e fazer a mudança de aparelho sem perder o número, por exemplo. Como? Através da troca do chip.

Pode parecer bobagem, mas é importante entender isso antes dos próximos tópicos. Até mesmo porque é justamente isso que possibilitou o aumento de roubos de celulares no país, já que agora os ladrões podem ver os aparelhos que podem continuar sendo usados.

Saiba quais são os 5 melhores aplicativos para baixar música no celular

O que é o IMEI

Só que isso só vai acontecer se você não bloquear o celular pelo IMEI após ser roubado. Isso porque o IMEI foi criado justamente para evitar essa falha no sistema, que é causado pelo GSM.

Considere que para inibir o roubo de aparelhos celulares, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) juntamente com o Ministério da Justiça e a operadora do país assinaram um acordo. E esse documento tem tudo a ver com o bloqueio total do celular. Isso é feito através do IMEI.

Aliás, se você não sabe o que é, a gente conta: o IMEI é a sigla para International Mobile Equipment Identy ou algo como Identificação Internacional de Equipamento Móvel. É como se fosse um RG de cada aparelho celular que é lançado no mercado. Como um chassi de carro também.

Como achar o IMEI do seu celular? Ele vem na caixa do seu aparelho novo e na nota fiscal. Mas, também dá para encontrar atrás, onde fica bateria. E também dá para encontrar digitando o *#06# no seu celular. Vai aparecer o seu número de IMEI.

O fato é que todo celular tem um IMEI, que fica no EIR, Registro de Identidade de Equipamentos. Além disso, quando o IMEI é bloqueado, as funções dele não funcionam mais. Nem mesmo da operadora, como ligações e conexão com a internet.

Como bloquear o celular pelo IMEI

Agora que você já entendeu o GSM e o que é o IMEI, resta saber, exatamente, o que fazer para bloquear o celular pelo IMEI. E fazer isso é bem mais simples do que muita gente acha. Sendo que basta seguir alguns padrões.

A primeira coisa importante é saber qual é o seu número de IMEI. Já que se o ladrão levar o seu aparelho você não vai conseguir consultar o número nele. Aí, a ideia é ver a caixa do aparelho ou a nota fiscal. Uma boa recomendação é anotar o número em algum lugar, também.

O próximo passo é fazer um boletim de ocorrência dizendo se você foi roubado ou furtado. Em muitos casos, o bloqueio do IMEI só se dá a partir desse B.O. Além do mais, o B.O. vai ser uma garantia que você tem de que o mau uso ou uso ilícito do seu celular não foi feito por você.

Em seguida ao B.O. fale com a sua operadora de telefonia. E lá que você vai solicitar o bloqueio do IMEI e também do chip. O atendente pode solicitar o B.O. e você pode enviar pessoalmente ou por e-mail, por exemplo.

Lembrando que o IMEI é válido para cada celular e o seu chip tem que ser bloqueado em cada operadora de telefonia. Só que de um modo geral, as operadoras “conversam” entre si. O que quer dizer que quando você bloquear em uma, possivelmente, o seu chip estará bloqueado em outra também.

Por que fazer o bloqueio do celular?

A gente não está aqui para fazer justiça, mas devemos considerar que o simples fato de você fazer o bloqueio do seu celular é uma atitude correta para evitar os roubos desses aparelhos. Além disso, você pode fazer isso facilmente mesmo que esteja em outro país.

E, dessa forma, a gente terminar o texto. O que nos deixa crer que um telefone que não realiza chamadas ou não tem acesso à internet passa a ser um aparelho inútil. Sendo que só dá para revender peças e mais nada. Isso vai diminuir muito o número de roubos para venda ilegal.