Descubra 5 benefícios da baixa temporada, além de ser mais econômico

Viajar na baixa temporada pode render uma economia de mais de 50% na viagem total dizem alguns especialistas. Mas, existem outros benefícios da baixa temporada que você também deveria considerar para a sua próxima viagem. A gente listou tais vantagens.

Até mesmo porque hoje em dia muita gente tem essa flexibilidade de viajar em qualquer época do ano, sem ter que ficar preso às férias do trabalho ou da escola. E isso é muito bom quando a gente pensa em uma viagem barata.

Abaixo, você vai descobrir os motivos. Inclusive, para os empresários, empreendedores e pessoas que trabalham em lugares mais flexíveis para as férias, essa é uma oportunidade e tanto de viajar barato para vários lugares do Brasil e do mundo.

Os benefícios da baixa temporada

A gente separou os tópicos abaixo dizendo sobre as vantagens da viagem nesse período do ano. Mas, vale lembrar que também existe o benefício de encontrar preços menores. Especialmente de passagens aéreas, de ônibus, hospedagem, transporte e alimentação.

1 – As cortesias

A primeira das vantagens que vamos citar aqui são as cortesias. Isto é, as empresas que vendem pacotes de viagens, as companhias aéreas e até mesmo as hospedagens costumam dar cortesias para quem vai viajar nessa época do ano.

O motivo é um só: atrair os turistas e viajantes. Assim sendo, não existe uma regra, já que cortesias podem ser dadas ou não. Mas, é possível encontrar cortesias que são geradas em descontos nos valores finais e até mesmo presentes e mimos.

Não é raro encontrar hospedagens que servem com gratuidade o café da manhã, por exemplo. Além disso, companhias aéreas podem oferecer lanches a mais ou assentos mais confortáveis. Assim por diante.

2 – Os espaços vazios

A próxima das vantagens que encontramos é o fato de você evitar aqueles lugares lotados tanto em hospedagens, como para pegar o avião ou o táxi e também nos passeios. Imagine só a fila para conhecer a Torre Eiffel ou o Cristo Redentor, por exemplo.

Na baixa temporada, você tem mais chance de evitar tais problemas, né. Inclusive, isso interfere até mesmo na hora de encontrar uma vaga para estacionar o seu carro no seu hotel ou na sua pousada. Portanto, há o benefício.

O mesmo vale para a hora de almoçar em restaurantes ou fazer compras nas feirinhas. O fato é que os espaços estarão mais vazios na baixa temporada, ok? Pense nisso.

3 – A segurança

Também devemos considerar a segurança como um dos benefícios da baixa temporada. Isso porque muita gente acha que as praias vazias podem representar mais propensão aos roubos. No entanto, a polícia diz que é o contrário. Nessa época, menos roubos acontecem.

O motivo é que com menos pessoas nas praias ou em outros lugares, fica mais fácil se prevenir desse tipo de situação incômoda. Além disso, há números que provam que nessas épocas do ano diminui o número de roubos, assaltos e até mesmo mortes.

4 – O estresse

Mais um motivo que você tem para viajar na baixa temporada tem a ver com o estresse. Obviamente, você não vai ter tanta dor de cabeça como se fosse viajar na alta temporada. Isso vale para vários requisitos.

Confira essas 5 dicas para determinar os principais gastos de uma viagem

Por exemplo, quanto mais turistas se tem um lugar, mais provável de você pegar filas. Além disso, o mesmo vale para as reservas dos melhores quartos e passeios. E não é só isso, obviamente. O que a gente quer dizer com estresse é algo como evitar problemas.

Imagine só que você tenha que resolver alguma pendência em documentação ou autorizar uma compra quando o seu cartão de crédito é reprovado. Se tem muita gente no lugar, você poderia perder um bom tempo. Com menos pessoas será mais rápido.

5 – Os passeios

Para finalizar vale a pena falar dos passeios também. Isso vale mesmo para o caso de você nem sair do seu hotel. Lá pode ter salão de jogos, academia e outros serviços. Assim, se for em baixa temporada você vai ter mais opções de uso e horários.

Inclusive, para passeios você poderá optar por reservas, cadeiras e vistas bem mais confortáveis. Até mesmo porque em muitos lugares turísticos nem sempre vai dar para fazer aquela foto de Instagram, devido ao grande número de turistas.

Pode acreditar que é na baixa temporada que se tem tempo e disposição para as melhores fotos, melhores passeios e maior admiração de obras, monumentos, paisagens. Por isso, temos aqui o último dos benefícios da baixa temporada que fará sua viagem compensar.

Para onde ir na baixa temporada

Agora que você conhece os principais benefícios de fazer uma viagem em uma época da baixa temporada, o próximo passo é descobrir para onde ir. Só que isso vai depender de vários fatores, como do seu próprio destino.

Por exemplo, no frio não seria tão criativo você viajar para a praia porque o seu aproveitamento pode não ser o melhor.

Afinal, o calor e o sol podem estar escondidos. Por outro lado, no verão esse destino está em altíssima temporada, o que torna a viagem mais cara e mais estressante também.

Assim sendo, o ideal é sempre pesquisar sobre o destino e as temporadas. Lembrando que para destinos internacionais há uma grande diferença no que é baixa e alta temporada, sendo que nem sempre é igual ao que acontece aqui no Brasil.