Os 5 cuidados mais importantes ao levar o bebê na praia pela primeira vez

Parece não haver dúvidas entre os médicos pediatras que a praia pode estimular o bebê na descoberta de novas texturas, na interação com a natureza e na socialização também. Mas, a gente são muitas as dúvidas que surgem na hora de levar o bebê na praia pela primeira vez.

Sabendo disso, a gente foi atrás de alguns cuidados que devem ser considerados desde o planejamento da viagem com a família. Afinal, a ideia é que os passeios sejam estimulantes para todos e para o desenvolvimento dos pequenos também.

Os cuidados mais importantes!

Sendo assim e considerando tudo o que falamos acima, saiba que a gente optou por criar uma matéria simples. Logo, vamos usar tópicos, que são perguntas comuns de muitas mamães e papais. Com certeza, isso vai facilitar a sua leitura.

1 – Existe a idade ideal?

Se o assunto é sobre levar o bebê na praia pela primeira vez, a primeira dúvida que surge tem a ver com a idade certa. O que será que os especialistas recomendam? Eles falam sobre fazer isso apenas após os 6 meses de vida do bebê.

O motivo é bem simples: nessa idade, eles podem passar o protetor solar e possuem mais imunidade (ou imunidade mais forte) do que antes do primeiro semestre de vida. Ainda assim, jamais se deve deixar de lado alguns cuidados, como os que falaremos abaixo.

2 – Existe o horário ideal?

Aqui nesse ponto, pode ser que você já tenha a resposta porque ela é muito falada hoje em dia. Assim como em outras regiões ou lugares, o horário mais recomendável para levar os bebês ao sol é entre as 6 horas e as 10 horas da manhã. Ou somente após as 16 horas.

Inclusive, esse é o mesmo intervalo de tempo é o mesmo para os adultos. No entanto, o alerta está no tempo em que vocês vão ficar expostos ao sol. Quase sempre, o bebê pode não ficar mais à vontade com essa exposição, quando é muito longa.

3 – Como proteger a pele do bebê na praia?

Puxando o gancho do assunto anterior, saiba que são vários os cuidados para se ter com a pele do bebê quando ele vai para a praia. Inclusive, a ideia é simples: quanto menor for a exposição dele ao sol, menor o risco de queimaduras, está bem?

Sendo assim, alguns pediatras dermatologistas dão dicas úteis. Por exemplo, para crianças com menos de 3 anos, o ideal é tomar pouco sol, sendo 15 minutos pela manhã e 15 pela tarde, somente. Para além disso, lembre-se do protetor solar, que tem que ser acima de 30.

Sobre esses filtros, saiba que atualmente existem vários para o público infantil no mercado. Aliás, alguns usam fórmulas pensadas na pele mais sensível dos bebês. Mas, eles só servem para bebês com mais de 6 meses, ok?

Outra coisa é sobre as tendências: camisetas de manga longa com proteção UV ou de algodão. Isso é bacana mesmo após a aplicação do filtro solar, ok? Além de tudo, saiba que é ideal trocar a roupa do bebê se vocês ficarem lá por um período maior de tempo.

4 – Existe areia ideal?

A próxima pergunta, que parece boba, mas é muito interessante, tem a ver com a areia da praia. Então, saiba que a areia mais branca e mais fina pode arranhar a pelo do bebê, que também é mais fina nos primeiros meses de vida.

Por exemplo, quando ela entra na fralda, o atrito é ainda maior. Logo, se isso acontecer os problemas podem aparecer de forma mais grave, como irritações, assaduras e contaminações.

Ainda sobre a areia, sabia que ela pode esconder ovos e larvas de animais da região. Ou pode ser que animais tenham feito fezes por lá, o que também pode contaminar a criança/bebê. Por isso, o ideal é sempre optar pela areia um pouco úmida, que tem menos riscos.

5 – O bebê pode entrar no mar?

Para quem pensa em ir com o bebê na praia pela primeira vez, aqui temos mais uma boa pergunta. Após tudo o que falamos acima, considerando a idade e os horários, por exemplo, saiba que dá sim para levar o bebê ao mar. Afinal, você não vai ficar apenas na areia, né.

Porém, a recomendação é que opte pelo momento em que a água não esteja tão fria e que esteja o mais limpa possível (não dá para ter 100% de certeza, mas dá para ver se há lixos aparentes). Outra coisa é: tente evitar que ele engula a água de lá.

E se o mar estiver muito agitado, você sabe: evite enfrenta-lo. Ah, e não precisamos nem falar sobre acompanhar o seu bebê/filho/criança no mar, não é mesmo?

Curiosidade – o que levar na bolsa do bebê para a praia?

Se você leu essa matéria e gostou, ótimo. A gente fez com muito carinho e estudando várias opiniões de especialistas da saúde. Agora, se você está realmente pensando em levar o seu bebê para conhecer o mar, então, temos mais uma boa dica.

bebê na praia pela primeira vez

A gente vai lançar amanhã uma matéria que vai falar sobre o que é legal de levar na bolsa do bebê quando for para a praia. Obviamente, você tem em mente que é legal levar a fralda, o lenço umedecido, a mamadeira, né?

Mas, será que tem algum produto especifico para esse tipo de passeio? Sem dúvidas, sim. As toalhas e até mesmo líquidos é fundamental, como vamos mencionar no texto. Quando ele for publicado, você poderá ler aqui.