Conheça 5 atrativos em Chiapas, no México

Chiapas é um lugar mexicano de muito sucesso na América. O que tem por lá? De tudo um pouco do que o México tem para oferecer de melhor. Por exemplo, sítios arqueológicos e muito mais da cultura mais. Assim, separamos 5 dos melhores atrativos em Chiapas.

A ideia é te mostrar que existem ótimos motivos para dar uma passeada no estado ao visitar o México. Até mesmo porque o país tem muito mais para oferecer além da famosa Cidade do México. Conheça Chiapas através desses pontos turísticos.

1 – O cânion do Sumidero

Esse é um cânion que fica em Chiapa de Corzo, bem perto de Tuxtla Gutierrez, que é a capital de Chiapas. Assim, sobre o cânion, trata-se de um lugar esplendido. É um lugar singular em todo o México e que representa muito bem a beleza natural do país.

Por lá dá para fazer passeio de lancha no Rio Grijalva, que é um dos passeios temáticos mais irresistíveis do lugar. O Rio tem profundidade de 250 metros, cercado por paredes de pedras de até 1 mil metros de altura. Também tem escarpas e vegetações que formam cascatas.

Dependendo da época do ano dá para ver crocodilos, macacos, iguanas e bicho-preguiça. O passeio dura em média 2 horas e vai até a hidrelétrica de Chicoasén. O valor é de R$ 45. Se você contratar um passeio fechado pode ser que o valor seja um pouco mais alto.

2 – As cascatas da Água Azul

Outro dos atrativos em Chiapas tem a ver com cascatas. Elas fazem parte das cachoeiras que são belíssimas e encantam a região toda. Entre os diferenciais, temos águas em grande volume e de um tom azul turquesa.

Elas são formadas pelo Rio Otulún e formam um cenário espetacular para a reserva de proteção da fauna e flora da região. O lugar fica a 60 quilômetros de Maia de Palenque, que é um dos pontos turísticos mais visitados do mundo todo.

Aqui vale uma observação importante. Muitos turistas não entram nas águas da cachoeira mesmo que o mergulho seja recomendado. Portanto, o ideal é levar roupa de banho e se trocar nos vestiários que existem por lá. Onde tem também artesanato e vendinhas.

Cuidado: alguns turistas brasileiros que foram para lá tiveram problemas com paralisações e greves. Por isso, acabaram perdendo um bom tempo na estrada. Dessa forma, oportunistas aproveitam para vender ingressos falsos. Fique atento!

3 – O sítio arqueológico Maia de Palenque

Mais um dos pontos turísticos imperdíveis em Chiapas é o Palenque, que é um sítio arqueológico dos mais antigos e históricos. Inclusive, as ruínas de lá são formadas por mais de 500 edifícios que ocupam mais de 15 quilômetros.

O lugar ficou muito conhecido na época do reinado de Pacal, que foi chamado de o Grande. Assim, os historiadores acreditam que o lugar tinha sido liderado por mulheres também, o que se torna mais um atrativo.

O Palácio de La Reina Roja ficou famoso por que lá foram encontrados ossos, tiaras e máscaras de jade, além de outros objetos tidos como femininos.

Porém, como em todo sítio arqueológico que você vai visitar, a dica é que leve o protetor solar, chegue cedo e compre ingressos antecipadamente.

4 – A cidade de San Cristóbal de Las Casas

Essa é uma daquelas cidades mais incríveis e mais “gracinhas” de toda a região. Anote aí esse nome: San Cristóbal de Las Casas. Ele tem que fazer parte da sua viagem ao México porque permite a você tirar ótimas fotografias. Mas, não somente isso.

O lugar fica entre o Vale das Terras Altas. Assim, é considerada um misto entre a cidade colonial de antes e uma cidade bem preservada nos dias de hoje, com uma visão serrana. Inclusive, a cidade é uma ótima opção para mochileiros e aventureiros.

Descubra os 7 principais pontos turísticos do México para conhecer

Por lá, esses turistas encontram restaurantes, cafés, lojas, hotéis, feiras de artesanato, além de ruas de pedra, construções coloridas e até mesmo um zocálo.

Aliás, quando você tiver por lá vale uma visita ao Templo de Santo Domingo, ao Centro de Textiles del Mundo Maya e ao Museu del Ambar. Dá para fazer tudo a pé, viu.

5 – As comunidades Maias

Atualmente, 1/3 da população de Chiapas é formada por maias. Assim, esse povoado é um dos mais históricos do mundo. Logo, trata-se de uma boa ideia para visitar, estudar e conhecer. Dá para aprender sobre os costumes, idiomas e vestimentas, por exemplo.

Para quem está em San Cristóbal, no tópico acima, saiba que dá para encontrar duas comunidades que valem a visita e estão bem perto: San Juan Chamula e San Lorenzo Zinacantán. Elas são impressionantes e de muita empatia.

San Juan Chamula

Essa é uma comunidade muito humilde que fica a cerca de 10 quilômetros de San Cristóbal. Por isso, também entra nos atrativos em Chiapas para você conhecer. Para fins de curiosidade, Chamula é o nome de uma etnia maia que habita as montanhas.

Entre os pontos para visitar temos a Igreja de San Juan e o cemitério com costume pré-hispânico.

San Lorenzo Zinacantán

Outra opção é a Zinacantán, que tem pouco mais de 36 mil habitantes e está a 11 quilômetros de San Cristóbal. Entre os diferenciais desse povo está o cultivo de flores e de artesanatos. Além disso, as mulheres possuem uma cultura muito admirável com roupas diferenciadas.

Também tem uma igreja que pode ser visitada e o zocálo, com shows e competições, que se tornam mais uns dos atrativos de Chiapas.