Conheça 7 aplicativos para fazer intercâmbio sem sair de casa

Quando o assunto são os aplicativos para fazer intercâmbio sem sair de casa, você logo pensa no que exatamente? Na verdade, pouca gente conhece essas opções. Mas, saiba que são ótimas alternativas (e gratuitas) para estudar um novo idioma com um nativo.

Abaixo, temos os 7 principais apps do mundo para fazer isso. E leve em conta que a maioria deles traz também a possibilidade de conversar sobre viagens, atrações turísticas, passeios, destinos e muito mais. Além disso, estão disponíveis tanto para o iPhone como para Android.

Inclusive, essa é uma boa oportunidade não apenas para fazer um intercâmbio online, mas também para criar um cronograma de passeios com base em informações de outros turistas.

1 – Tandem

O Tandem é, sem dúvida alguma, o app mais usado para quem quer fazer um intercâmbio virtual. Indicado também para quem quer fazer amigos estrangeiros, ele permite que a pessoa aperfeiçoe o seu idioma.

Após baixar o aplicativo, o usuário deve informar qual é a sua língua nativa e qual é aquela que quer praticar – além disso, também é preciso informar o nível de conhecimento sobre o novo idioma. As conversas são categorizadas por política, gastronomia, etc.

Um dos diferenciais é que dá para conversar por escrita, por áudio e por vídeo. Para os mais novatos, dá para usar uma ferramenta que faz a tradução simultânea, para que a mensagem recebida seja totalmente compreendida.

Atualmente, está disponível para o Android e para o iOS.

2 – Hello Talk

Na lista de aplicativos mais conhecidos para quem quer fazer um amigo no exterior ou estudar um novo idioma sem sair de casa também temos o Hello Talk. Muito parecido com o Tandem, ele também permite a prática de várias línguas, como o inglês, francês, italiano, etc.

Também permite um cadastro rápido com mensagens em vários formatos. Uma das diferenças é que além da ferramenta de tradução, você também poderá usar a de correção gramatical, para não enviar mensagens erradas. Isso ajuda muito na comunicação online.

Não se tem tantas categorias como no Tandem, no entanto, os usuários podem falar de viagens, culturas, enviar fotos, etc. Também pode ser baixado no Google Play Store ou no App Store.

3 – Travello

O próximo dos aplicativos para fazer intercâmbio sem sair de casa é o Travello. Ele tem estudantes que moram em 180 países diferentes, assim sendo permite uma ótima troca de informações e para quem quer visitar ou estudar em vários destinos diferentes.

A ideia dele, porém, não é focada no intercâmbio apesar de isso ser possível. De qualquer modo, é um app muito usado por quem quer viajar para um lugar turístico, só que antes disso quer ter informações sobre a região.

Dá para conseguir fotos, trocar mensagens instantâneas e conhecer pessoas interessantes. Obviamente, como resultado, você acaba praticando outro idioma. Os interessados podem baixar no Android ou na Apple.

4 – Talk Life

Mais uma opção para quem quer estudar inglês ou espanhol ou outro idioma sem precisar sair de casa e apenas baixando um aplicativo de graça é o Talk Life. O que você faz nele, porém, é um pouco diferente dos outros apps que já citamos aqui.

Nele, você poderá escrever postagens sobre sentimentos negativos que está tendo ou coisas que permitem a você receber apoio moral e emocional de outros usuários. Então, a ideia é juntar várias pessoas que estão na mesma situação.

Não é uma ferramenta de viagem, nem um tradutor de línguas. No entanto, pode servir para ambas as finalidades. De modo geral, é bastante usado para quem quer fazer novas amizades, permitindo o contato entre pessoas de várias nacionalidades.

Dá para baixar o app no App Store ou no Google.

5 – Ablo

Diferente de todos os aplicativos para fazer intercâmbio sem sair de casa que a gente citou aqui, o Ablo é bem mais divertido, apesar de ter uma finalidade parecida com eles. A ideia é aproveitar o tempo livre para fazer amigos em outros países.

Sendo assim, ele permite que você voe em um mapa-múndi e pouse em algum país aleatório. Então, é só abrir o chat e começar a conversar. O app sugere questões para iniciar a conversa também. E, após o bate-papo, dá até para fazer uma chamada de vídeo.

Um dos diferenciais é que a conversa pode ser traduzida em tempo real. Tem na Apple e no Google.

aplicativos para fazer intercâmbio sem sair de casa

6 – Travel Buddy

Ele é muito mais uma ferramenta para quem quer viajar do que para quem quer aprender uma nova língua. Ainda assim, é uma ótima opção para ambos os casos. Você pode usá-lo para planejar uma viagem no futuro e ainda praticar o seu inglês, russo, japonês, etc.

Basicamente, o que ele faz é conectar usuários com os mesmos interesses em viagens. Assim sendo, permite a troca de informações sobre pontos turísticos ou destinos de viagens. Dá para fazer amizade virtual ou montar um cronograma de viagem bem legal para você.

Veja nas plataformas de download do iOS e do Android.

Leia Também:

7 – Slowly

O último dos aplicativos para fazer intercâmbio sem sair de casa que vamos citar aqui é o Slowly, que é para quem quer ter uma boa conversa online e se comunicar através de cartas. É isso mesmo, a ideia é entrar em contato trocando mensagens profundas.

Assim sendo, ele pode encontrar um interlocutor para falar sobre atividades, sobre a vida, sobre viagens, sobre tudo o que quiser. Tem no Android e tem no iOS.