Veja esses 5 aplicativos para administrar o dinheiro em viagens

Você sabia que existem diversos aplicativos para administrar o dinheiro em viagens? A gente encontrou 5 deles que podem ser ótimos para você não perder a cabeça, ou melhor o juízo, em uma viagem ao exterior.

Sendo assim, são programas de celulares que são gratuitos e, geralmente, possuem versões pagas. O que permite ao usuário testar e usar e, se preferir, dá para comprar a versão completa depois. Mas, isso não é obrigatório.

Além do mais, quase todos permitem um compartilhamento de informações para quem vai viajar em grupos de pessoas. Assim sendo, dá para dividir os gastos sem que ninguém saia prejudicado, né. Confira a lista toda.

1 – Travel Money

Como não poderia ser diferente, o primeiro dos aplicativos para administrar o dinheiro em viagens é o Travel Money. Ele é o mais famoso entre os viajantes quando o assunto tem a ver com as finanças.

O que ele faz, basicamente, é te ajudar a rastrear as suas despesas e gastos. Além de ter o diferencial de ser ótimo para quem vai realizar viagens em grupo. Ele possui diferentes moedas, o que permite calcular os custos em vários países.

Se você usar para grupos de viagens, saiba que ele informa quanto cada pessoa deve a outra pessoa – e faz isso usando a conversão da taxa de câmbio em tempo real. Além de permitir o compartilhamento online das estatísticas detalhadas.

O ponto negativo é que ele só está disponível no idioma inglês. Outra coisa é que na versão gratuita só dá para fazer até 50 pagamentos por viagem.

2 – XE Travel

Você já deve ter ouvido falar da XE Corporation ou da XE Câmbio ou da XE Currency, né? São todas empresas do mesmo grupo. Assim sendo, ficou famosa por ter um aplicativo para câmbio, o XE Currency. Com o sucesso, criou também outros apps para viagens.

No caso, o mais famoso e útil para este artigo é o XE Travel. O que ele faz, no fim das contas, é ajudar o viajante a economizar dinheiro em viagens ao exterior. E, para isso, tem recursos diferenciados, como o fato de permitir a divisão de despesas entre pessoas.

Além disso, também faz a conversão das despesas na moeda local considerando as taxas de câmbio, permite o acompanhamento das despesas com uma visão geral do total e tem a ferramenta de análise de viagens.

3 – Trip Wallet Manager

O próximo dos aplicativos para administrar o dinheiro em viagens é o Trip Wallet Manager. Ele funciona como uma carteira de dinheiro digital. E o mais legal é que permite você criar uma carteira para cada tipo de moeda que vai usar.

Então, você pode ter uma carteira digital em dólar para quando for viajar para os Estados Unidos. Assim como pode ter uma carteira em euro para quando for para a França. Ou então uma carteira em baht para quando for realizar uma viagem à Tailândia.

O programa faz toda a conversão da moeda e tem a vantagem de separar as carteiras para cada destino que você vai fazer. Também permite a classificação das despesas por categoria, como quase todos os outros apps citados aqui fazem.

Agora, o que não é comum em outros apps é que o Trip Manager permite que você crie metas para viagens. Então, isso te ajuda na hora de economizar dinheiro – nessa ferramenta, o seu dinheiro fica “escondido” como em uma poupança para você não gastar.

4 – Trip Expense Manager

É outro dos aplicativos bem completos para quem vai viajar e quer ter um bom controle das finanças. Nesse caso, o foco está no gerenciamento das despesas da viagem, com o diferencial de trazer tudo bem detalhado.

O layout é simples e serve para quem vai viajar sozinho. Mas, você pode adicionar pessoas e compartilhar as despesas com amigos. Assim, o gasto poderá ser individual ou em grupos.

Entre as ferramentas que estão disponíveis, você poderá adicionar lugares na lista de visitas, adicionar descrição para cada gasto, compartilhar despesas com amigos, adicionar valor de depósitos feitos aos amigos, importar para o Excel e ver estatísticas dos gastos.

A vantagem é o fato de ser totalmente gratuito e a desvantagem fica por conta de estar no idioma inglês.

5 – Wi-fi finder

Devemos confessar que esse aplicativo foge um pouco do foco do artigo. Ele não é para quem quer organizar as finanças da viagem e nem mesmo para fazer a conversão da moeda. Só que é bastante útil para quem quer economizar dinheiro na viagem a outro país.

Basicamente, o app busca as redes de internet que estão abertas e próximas a você. Isso é importante para quem precisa usar a internet e não quer gastar a internet móvel, que fora do país é um custo bem caro que a sua operadora de telefonia cobra de você.

Para fazer a pesquisa pelo wi-fi, ele vai usar o seu GPS do celular. No entanto, isso não será cobrado do seu roaming de dados internacional, que é o que fica caro, no fim das contas.

Bônus – aplicativos de transporte

Para fechar o artigo, saiba que você também deveria ter no seu celular alguns aplicativos de transporte que podem ser úteis para você não se perder em lugares que não conhece. Dois dos mais conhecidos são: Google Maps e WikiRota.

Eles podem determinar a distância do deslocamento, a existência de pedágios, o tempo médio do percurso e até mesmo o custo do combustível. E isso tudo também agregar valor no seu controle de gastos da viagem.