Descubra se vale a pena usar aplicativo para medir a bagagem de mão

Existe uma polêmica que está há algum tempo na média envolvendo a cobrança da bagagem despachada nos aeroportos. Isso fez com que muitos passageiros passassem a levar muito mais bagagem de mão. O que acaba sendo um movimento considerado normal.

Só que com o excesso de volume ou de tamanho, muitas vezes as bagagens de mão não cabem dentro da aeronave ou não podem ser transportadas ali.

Aí, o que aconteceu foi que as empresas criaram programas de celular para facilitar para o passageiro.

A ideia é que as pessoas possam ter mais praticidade para medir a mala de mão. Só que existe uma dúvida sobre o funcionamento e exatidão desses aplicativos. Saiba mais.

As novas regras das bagagens

As medidas atuais adotadas pelas companhias aéreas nacionais são as seguintes para as bagagens de mão: 55 centímetros de altura, 35 centímetros de largura e 25 centímetros de profundidade.

Assim sendo, aquela soma de medidas que antes era permitida pelas companhias hoje não é mais. E só valem as novas regras.

Essas medidas agora são as que valem nos aeroportos, inclusive, tem uma caixinha que funciona nesses lugares para que os passageiros confiram a medida da mala.

Assim, se a mala não estiver de acordo, o passageiro não poderá levar ela. E, obviamente, será obrigado a despachar no embarque, junto com as outras malas maiores. O que pode, muitas vezes, atrasar a partida e o passageiro pode até perder o vôo.

Aplicativos gratuitos de bagagens

Com isso, as companhias aéreas passaram a adotar regras bem mais rígidas para fazer o controle das bagagens – especialmente, as de mão, que são levadas junta com o passageiro.

O fato é que agora a fiscalização está “pegando pesado” nos aeroportos. E para ajudar os passageiros a terem certeza que a bagagem está dentro dos padrões permitidos, considere que surgiram os aplicativos gratuitos.

Alguns aplicativos de viagem lançaram sistemas de realidade virtual, onde o passageiro pode medir o tamanho da sua bagagem de mão antes mesmo de chegar no aeroporto.

E existem vários modos de medir a mala. Cada app apostou em características que os diferenciam de outros programas. Tem alguns mais fáceis, mais simples, mais objetivos. Tem outros que são mais complicados, mais difíceis e menos exatos.

E vale a pena usar os apps?

A verdade é que na internet dá para ver vários vídeos de pessoas testando esses aplicativos de viagens que auxiliam na medida exata da mala de mão.

Porém, a notícia ruim é que muita gente teve bastante dificuldade em chegar em um resultado final positivo. E quando chegavam, os números nunca eram exatamente os reais. O que acabou sendo um problema, já que o app perde a utilidade.

Para quem quer usar um aplicativo para medir a mala, a melhor ideia é testar vários para saber qual é o melhor para você. Pode ser que você se adapte à alguns dos disponíveis atualmente gratuitamente no mercado.

Entre as opções disponíveis estão: da Latam, da Almundo, da Kayak, da EasyJet que são empresas focadas em viagens, sendo companhias, agências, etc.