Conheça os 5 cuidados para alugar uma casa nas férias

Quando chega as férias, todo mundo quer viajar. E vamos combinar que viajar em família é sempre muito bom. Aliás, quando é família grande, o segredo é alugar uma casa, maior e que comporta todo mundo. Mas, existem cuidados ao alugar uma casa nas férias. Conheça-os.

E leve em conta que as dicas aqui citadas valem tanto para casas como para apartamentos ou outros espaços que são maiores. Até mesmo porque isso pode baratear muito o passeio da família, já que os custos da hospedagem poderão ser divididos.

No entanto, um dos problemas é que isso pode ser um tiro no pé se você considerar um aluguel errado. Logo, pode ficar mais caro do que você imagina ou pior, a escolha errada pode estragar a sua viagem inteira.

Pensando nisso e na busca por uma experiência que seja incrível para vocês, a gente separou algumas dicas que são de profissionais especializados em aluguéis e gente que conhece do turismo internacional. Confira!

1 – Conheça as experiências

Atualmente, com a internet, está muito fácil conhecer de um produto, serviço ou hospedagem a partir de comentários que são divulgados por pessoas que já passaram pela situação. Portanto, é uma ótima recomendação para quem vai alugar um espaço qualquer.

Vale lembrar que esses comentários públicos acontecem especialmente quando os viajantes passam por situações incômodas. Aliás, é por isso que você também deve fazer elogios ou criticar as hospedagens quando estiver nesses lugares.

Inclusive, você pode ver esse tipo de análise em sites especializados em viagens e plataformas que vendem pacotes de viagens, passagens, roteiros, etc. Hoje em dia, há várias opções para analisar e isso vai ser importante para você aproveitar bem a viagem.

2 – Não fique preso apenas às imagens

Uma segunda dica para alugar uma casa nas férias e evitar dores de cabeça é evitar ficar preso apenas nas imagens que são publicadas nas redes sociais. Essa é uma forma que o lugar tem para divulgar o seu serviço, portanto, é feito um filtro para escolher as melhores imagens.

O ideal é você ver as fotos para ter uma ideia do lugar, mas não ficar preso apenas a isso. Os comentários valem mais a pena porque são de usuários e não da equipe que trabalha nesses lugares. Assim, é uma boa ideia analisar tudo: imagens e comentários.

Inclusive, aproveite as fotografias para conhecer mais dos lugares também. Nelas você poderá ver o que o espaço tem de diferenciado, como são os quartos, a área de lazer, etc.

3 – Leia o contrato de aluguel

Mais um cuidado é sempre ler o contrato, já que nem sempre todas as informações vão estar na descrição da promoção ou da divulgação que foi publicada na internet. Dessa forma, o contrato é um documento oficial que vai ser como base para tudo posteriormente.

O contrato de locação sempre deve ser oferecido, mesmo que as pessoas que alugam tais casas não ofereçam o documento. Assim, a lei diz que qualquer pessoa que alugue o imóvel deverá ter um contrato em mãos e ler ele antes de fechar o negócio.

O mesmo vale para quem vai alugar uma casa na praia ou qualquer lugar durante as férias.

Descubra quais são as 10 casas mais famosas do Airbnb para conhecer

4 – O pagamento

Agora, temos aqui um cuidado que precisa ser muito estudo. É uma das dicas mais importantes para quem vai alugar uma casa nas férias. Portanto, muita atenção. Como é que você faz o pagamento do aluguel de uma temporada de uma casa?

Muitas vezes, o pagamento será à vista e em parcela única. O motivo é que o proprietário oferece um bom desconto para quem faz isso. Desconto esse que pode chegar a até 40% na baixa temporada.

Mas, se vale a pena a economia o que deve ser feito? O mais seguro é pagar metade e deixar a outra metade para quando chegar no lugar. Isso garante a sua reserva e minimiza os riscos. No entanto, se fizer o pagamento à vista tente ter todas as informações em mãos para recorrer, caso seja preciso.

Por exemplo, guarde os comprovantes e os anúncios feitos. As conversas, pelo WhatsApp ou e-mail, também podem servir como prova no futuro.

5 – A pesquisa sobre a reputação

Além dos comentários, que já citamos aqui, você também deve pesquisar muito sobre a reputação do lugar. Isso porque mesmo que você veja comentários positivos sobre o lugar, pode ser que as vezes ele tenha apresentado problemas financeiros.

São inúmeros os casos de pessoas que alugam casas para mais pessoas ao mesmo tempo. Assim como tem casos de casas fantasmas também. E o pior é que haviam comentários positivos sobre o lugar na internet.

Tente descobrir quem é o dono do lugar e saiba sobre ele. Pesquisa a vida dele e saiba se ele tem problemas com a polícia ou com a Receita Federal, por exemplo. Isso vai fazer com que o seu aluguel esteja mais seguro.

O planejamento da viagem

Saiba que todas as dicas acima são válidas. E nada vai interferir no seu planejamento da viagem. Independente do seu destino, das pessoas que vão ou da casa que vai alugar, o ideal é se planejar para a reserva, pagamento, diversão, etc.

Somente o planejamento vai te deixar mais tranquilo quanto ao lugar e vai permitir que a sua família aproveite aquela hospedagem ao máximo. Então, não fique com preguiça na hora de fazer simulações, cotações, contatos e pesquisar. Isso garante a boa viagem nas férias.