7 lugares para visitar em Alto Caparaó (MG)

Alto Caparaó é um dos pontos mais altos do Brasil, sendo que tem o 3º pico mais alto do território nacional, o Pico das Bandeiras, com quase 3 mil metros de altura. Ele fica dentro do Parque Nacional do Caparaó e atrai visitantes o ano todo.

A trilha para chegar até o ápice é extensa, sendo de 18 quilômetros. Agora, nesse percurso todo dá para imaginar o que há de mais belo por lá, não é mesmo? Só que Alto Caparaó tem muito mais do que o Pico da Bandeira.

Nós fizemos uma breve seleção com alguns lugares incríveis para visitar em Alto Caparaó, para provar que o passeio pela região vale a pena e não fica apenas no Pico. Confere aí e faça a sua lista da próxima viagem.

1 – A Cachoeira Bonita

É uma cachoeira que fica praticamente 8 quilômetros de distância da cidade Alto Caparaó.

E vale a pena porque ela está em uma altitude de mais de 1,7 mil metros e tem 80 metros de queda, que forma um lago que faz parte do Rio José Pedro.

2 – Cachoeira das Andorinhas

Está há 9 quilômetros do Alto Caparaó e fica em uma área privada. O legal de lá é que é um divisor natural de Minas Gerais e o Espírito Santo.

3 – Cachoeira do Egito

É um pouco mais distante da cidade, sendo 14 quilômetros.

O nome, que já é interessante por si só, vem dos escritos que tem símbolos egípcios em uma pedra que caiu dentro do rio.

A Cachoeira do Egito forma um poço cristalino que faz parte do Rio Claro.

4 – Vale Verde

É bem perto da cidade, sendo pouco mais de 2 quilômetros. E fica a 600 metros da portaria do Parque Nacional do Caparaó.

A região tem várias cachoeiras, piscinas naturais e Mata Atlântica.

A trilha que leva até a Gruta do Jacú é de 500 metros.

5 – Vale Encantado

O Vale Encantado fica a 300 metros da Tronqueira (que vamos citar abaixo).

Por lá dá para ver cachoeiras incríveis e piscinas naturais também. Elas ficam a uma altura de quase 2 mil metros.

Também é uma boa pedida para quem ama flores porque por lá dá para encontrar bromélias e orquídeas que são próprias do Parque Nacional.

6 – Tronqueira

Também está a quase 2 mil metros de altitude e é o ponto mais alto da cidade que pode ser acessado com veículos.

Vale a pena o passeio porque ele dá para uma vista incrível de todo vale. Então, vale a pena passar por lá durante o nasce e o pôr do sol. Inclusive, o lugar tem camping e vestiários.

7 – Pico da Bandeira

E como não poderia ser diferente também tem o Pico da Bandeira, que já foi mencionado no início deste conteúdo.

Por lá dá para praticar trekking e contemplar paisagens que ficam surpreendentes ao nascer do sol. Isso porque nessa hora do dia, as nuvens formam um tapete entre as montanhas, o que é lindo de ver.