Descubra 4 maneiras de ter acesso as salas vips em aeroportos

Algumas salas de aeroportos são diferenciadas. Por exemplo, possuem espaços de coworking e oferecem serviços como de alimentação, de chuveiros, de entretenimento e até mesmo de descanso. Mas, nem todo mundo sabe como ter acesso as salas vips em aeroportos.

A verdade é que hoje em dia, ao menos aqui no Brasil, existem 4 formas de conseguir tal serviço. Até mesmo porque os “airport lounges” são ótimas maneiras de se entreter ou descansar em conexões, que duram o tempo entre um voo e outro.

Se você não sabe porque isso pode ser útil para você, considere que os voos com conexão podem ter um intervalo muito grande de parada em aeroportos. Isso pode significar mais do que 10 horas “à toa”. Aí, essas salas são ótimas opções, né.

Aliás, se você tem um cartão de crédito da alta renda é possível que já tenha ouvido falar do Lounge Key. Mas, saiba que essa não é a única forma de entrar em uma sala vip de aeroporto, seja para descansar, jogo, ler um bom livro, comer ou até mesmo dormir por algumas horas.

1 – Cartão de Crédito

A primeira das formas para ter acesso as salas vips em aeroportos é através do seu cartão de crédito. Mas, atenção: não são todos os cartões que dão esse benefício. De modo geral e simples, apenas aqueles que são top de linha e para a alta renda possuem tal vantagem.

Entre eles, o que temos disponíveis aqui no Brasil são: Platinum e Black. Por isso, se você tem um deles na carteira, o próximo passo é checar esse benefício, que quase sempre é oferecido tanto para titulares como para beneficiários.

Aliás, isso independe da bandeira, podendo ser Mastercard ou Visa, por exemplo. O que sabemos que é todo Mastercard Black e todo Visa Infinity oferece o acesso a salas vips. E ambos fazem isso através do programa chamado Lounge Key.

O que vai mudar é que alguns bancos dão o serviço de graça e outros podem fazer a cobrança. Encontramos alguns casos onde é cobrada uma tarifa de 27 dólares para cada visita. Aliás, tem outros casos ainda que o benefício é dado em parceria com companhias aéreas.

2 – Companhias Aéreas

O segundo modo de conseguir o benefício em aeroportos do Brasil e do mundo é através do contato e da parceria com companhias aéreas. Mas, como isso acontece? Independente da classe que você viaja (econômica ou executiva), você pode ter acesso a sala vip.

No entanto, para isso, você precisa ser considerado um cliente top de linha também. E para ter esse título, você tem que ter a participação em algum programa de fidelidade. Por exemplo, você pode ser um Diamante na Azul Linhas Aéreas ou Ouro na Gol Linhas Aéreas.

Agora, o que você tem que considerar é que para ter esse status em uma empresa aérea você terá que desembolsar uma grana mensalmente. Um diferencial é que isso também permite que você fique na sala vip de outras companhias parceiras ou da mesma aliança.

Não entendeu nada? Vamos lá. Se você for um cliente Sapphire da American Airlines, você pode viajar e ficar nas salas vips de aeroportos quando for viajar por outras empresas da aliança OneWorld, como é o caso da Latam.

3 – Programas de Acesso

Outra opção para quem quer acesso as salas vips em aeroportos é pensar nos programas de acesso mesmo. Hoje em dia, são vários deles, sendo que a maioria funciona através do pagamento de anuidades. Elas dão direito a diferentes acessos em diversos aeroportos.

Assim, conforme o seu pagamento, você pode ter direito a um número limitado de acessos gratuitos que são contabilizados durante o ano todo. Obviamente que se você exceder esse limite, você terá que fazer um pagamento à parte.

acesso as salas vips em aeroportos

Se você nunca ouviu falar de tais programas, saiba que temos o Priority Pass e o Lounge Key, que são os mais conhecidos. O Lounge Key, inclusive, é aquele dos usuários de cartões de crédito Black e Platinum. O que eles ganham é a isenção no pagamento de tal serviço.

Do lado do Priority Pass, a grande diferença é que ele possui praticamente o dobro de salas vips disponíveis para o seu usuário. Por isso mesmo é que ele tem poucas parcerias com cartões de crédito. Para quem não tem o cartão de crédito, ele é uma opção.

Leia Também:

4 – Entrada Paga

A última opção e talvez mais óbvia de todas é que você pode ter acesso as salas vips em aeroportos ao fazer o pagamento da entrada nesses locais. A dica é se atentar para o fato de que nem toda sala vip aceita isso como forma de entrada.

Mas, existem muitas que aceitam o tal do “day use”. Porém, cuidado: se você saiu dela, saiba que não entrará de novo, ok? Um bom exemplo é a sala vip Admirals Club, que é da American Airlines. Ela permite o day use por valores que partem dos 69 dólares.

Já a American Express tem o cartão The Centurion Card, que permite no lounge de Guarulhos (SP) uma entrada paga, desde que o pagamento seja feito com esse cartão.

Leia essa matéria: Veja como ter o acesso VIP em aeroportos com o cartão American Express The Gold Card

Aliás, dá para tirar essa informação e outras sobre salas de aeroportos através do app Lounge Buddy.